Yoga e Alimentação – Por Natacha Pastoriza

Alimentação Yogi

Existem opniões adversas quanto a alimentação adequada para o praticante adepto ao Yoga. O vegetarianismo é diretamente associado ao Yoga mas no Ocidente nem todos os Instrutores de Yoga seguem este caminho. Acredita-se que o Yogi deve evitar proteínas animais pelo simples fato de que a ética do Yoga prega a não-violência. Moderação também é um dos ensinamentos do Yoga. Eu pessoalmente acredito que existe a alimentação certa para cada corpo e pessoa e que apenas ele/a são capazes de julgar isso através do auto conhecimento e auto estudo.
Alimentação viva é a minha escolha pessoal pois sinto que carrega prana (energia vital) e me auto observando, hoje sei que, esses alimentos me auxiliam na prática diária do Yoga e o meu bem estar geral.
Beber muita água é vida!
Na Ayurveda, ciência da vida, e o mais antigo sistema medicinal da humanidade, o alimento é considerado medicina – eu também compartilho dessa idéia. A dieta Sattvic foi desenvolvida para manter nossas mentes limpas, corpo leve e consciência elevada. Os alimentos Sattvic são abundantes em prana (energia vital) e esta dieta é composta basicamente de frutas e verduras. Isso requer evitar alimentos processados ou preparados quimicamente. Na dieta Sattvic, os alimentos são propriamente preparados e frescos. Alimentos feitos com amor apenas adicionam qualidade Sattvic.

Namastê : )

Natascha Pastoriza
Professora de Yoga & Teacher Trainer
@IYogaYou